Brigada Florestal
Como atuamos
Combatendo Incêndios Florestais e ações de conscientização
12 (Doze)
Brigadistas Florestais
Contratados pelo IB, os brigadistas florestais são fundamentais no controle ambiental, na proteção de vidas humanas e no combate aos incêndios florestais, desempenhando um papel de liderança tanto na prevenção quanto na resposta a emergências.
Suporte
Equipamentos
Todos os nossos brigadistas trabalham assistidos por seus direitos constitucionais e munidos de equipamentos como: EPI, Veículo, Sobradores, Roçadeiras, Motosserras, Abafadores, Bombas Costais e outros
Capacitação
Corpo de Bombeiros - MG
Todos os nossos colaboradores desta ação forma treinados e capacitados junto ao Copor de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Nesta oportunidade ampliamos a participação de residentes locais e da região, todos certificados.
~50%
Ocorrências atendidas
Quase 50% das ocorrencias de Incêndios Florestais na cidade de Itabira foram atendidas pela nossa equipe.
Manejo integrado e ecologia do fogo PARNACipò
“Em abril de 2024 fizemos o curso Manejo Integral e Ecologia do Fogo (MIEF). Aprendemos técnicas para lidar com o fogo e usa-lo a nosso favor, uma vez que quando usado de forma correta traz benefícios tanto para nós quanto para a natureza.
Quando se faz esse tipo de queima devemos observar alguns fatores: tipo de vegetação, dimensão da área, umidade do ar, quantidade de matéria orgânica acumulada e quantidade de pessoas necessárias. Avaliar também, se caso venha perder o controle o tipo da vegetação é mais sensível ao fogo e realizar o aceiro.
O objetivo é evitar que grandes incêndios atinjam matas, uma vez que o combustível é retirado das proximidades, pois assim o fogo não chegara com tanta força, também algumas espécies de gramíneos dependem do fogo para se reproduzirem.
Durante o curso, tivemos o primeiro encontro das mulheres brigadistas. Elas vem cada vez mais atuando no combate direto a incêndios florestais, não para competir com homens, mas por se sentir parte de um meio onde cada uma possui uma história diferente mas o com mesmo objetivo:
proteger a natureza, com carinho e cuidado que só as mulheres tem, superando com sua delicadeza aquela pontinha de preconceito, pois por ser mulher as vezes não possuímos a força física dos homens, mas tem garra, coragem, e força de vontade e por isso recebemos o nome de “mulheres do fogo”.
Depoimento da Vanilda Azevedo – Agente de Parque e Brigadista
Brigada Florestal
Protegendo vidas!
Termo de Fomento Municipal
Aditivo - TF 046/2022 - Gestão PNMART
Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Animal
Itabira/MG
Agosto a Novembro 2025
Repasse
R$ 368.295,75
(Trezentos e sessenta e oito mil duzentos e noventa e cinco reais e setenta e cinco centavos)