top of page

QUEM SOMOS

Somos uma Organização da Sociedade Civil, constituída em 06 de setembro de 2019 na Comunidade da Serra dos Alves, Distrito de Senhora do Carmo em Itabira/MG.

Desenvolvemos ações e empreendimentos sociais, culturais, ambientais e novos modelos socioeducativos a partir de uma ótica moderna, na finalidade de promover ações em prol da defesa, preservação e conservação do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável.

O INSTITUTO se dedica às atividades mediante a execução direta de projetos, programas, planos de ações correlatas; por meio da doação de recursos físicos, humanos e financeiros; ou, ainda, pela prestação de serviços intermediários de apoio a outras organizações.

Nosso quadro institucional é formado por profissionais competentes e dispostos a modificar a realidade da nossa comunidade com fundamento e respeito aos costumes e valores locais. CARLOS HENRIQUE MOURA ANDRADE - PRESIDENTE – Contador, Especialista em Gestão Empresarial, Pós-Graduado em Educação Ambiental, THOMAZ SILVEIRA CHAUSSON VICE PRESIDENTE – Biólogo, Analista Ambiental, LUCIANA AZEVEDO SOARES - SECRETÁRIA – Natural de Serra dos Alves, Artesã, Oficineira e Especialista em Aroma terapia, ARIANE MARIA DE OLIVEIRA - TESOUREIRA– Experiência em Secretarias, Tesouraria e Serviços Gerais. HELENA FERRAZ AYRES - ASSOCIADA COLABORADORA – Pedagoga, Historiadora, Auxiliar de Classe, Produtora de Eventos, FILIPE RODRIGUES MOURA - ASSOCIADO COLABORADOR – Biólogo, Mestre em Ecologia de Biomas Tropicais, Doutorando em Zoologia.

O QUE NÓS FAZEMOS

Desenvolvemos ações de empoderamento, desenvolvimento e
pertencimento da comunidade

O Instituto Bromélia é uma entidade sem fins lucrativos que tem por finalidade desenvolver projetos que possam trazer aprendizado contínuo e a difusão dos valores da nossa comunidade. Desenvolvemos atividades que representam a comunidade da Serra dos Alves para que ela tenha força e fundamento jurídico, preserve a cultura local, impeça o desenvolvimento urbano desordenado, busque o turismo sustentável para que tenhamos o meio ambiente, patrimônio cultural e natural preservados.

Alguns trabalhos, mesmo sem recursos diretos, foram ou estão sendo desenvolvidos pela nossa organização junto aos agentes parceiros e/ou com a contribuição de envolvidos. Nossa atuação não se restringe a data de constituição da OSC, isso por contamos com profissionais qualificados e com vasta experiência em suas áreas de atuação. Nosso corpo de colaboradores e representantes são em sua totalidade moradores ou proprietários de imóveis na comunidade da Serra dos Alves que pode ser comprovada nos currículos anexados e é o que fortalece o pertencimento, fidelidade e competência para tratar dos assuntos que norteiam a nossa comunidade.

As atividades buscam fortalecer os laços das pessoas que residem na comunidade, aumentando o sentimento de pertencimento e mantendo vivo o seu patrimônio imaterial através de ações socioculturais e ambientais. Além disso, com o aumento do turismo na Serra dos Alves, ações efetivas de informação e conscientização serão cada vez mais necessárias para a conservação dos recursos naturais e seus atrativos, gerando assim benefícios para a comunidade.

A comunidade de Serra dos Alves vem passando por grandes mudanças nos últimos anos. Localizada na vertente sul da Serra do Espinhaço, na APA Morro da Pedreira, Zona de Amortecimento do Parque Nacional da Serra do Cipó, do Parque Estadual Mata do Limoeiro, o interesse do setor turístico na região aumentou e, com isso, se faz necessário ações mais incisivas junto aos moradores nativos da comunidade que, em muitos momentos, não são atendidos pelo poder público e muitas vezes se sentem acuados para abordar os visitantes que se comportam de maneira incorreta.

bottom of page