top of page

RELAÇÕES INSTITUCIONAIS

Estamos cientes da importância do trabalho em conjunto com os mais diversos setores e autarquias as quais a nossa região está inserida. Assim mantivemos contatos constantes com os mais diversos agentes das mais diversas instituições e poder público, firmando parcerias e termos de colaboração, onde se destacam:

PARQUE ESTADUAL MATA DO LIMOEIRO

Em março de 2022 nossa instituição foi eleita com uma cadeira de Titular no Conselho do Parque Estadual Mata do Limoeiro com sede em Ipoema, distrito de Itabira/MG. A eleição da nossa instituição se justifica pelas parcerias na gestão do parque assim como nos trabalhos e políticas internas do parque e região, por estarmos localizados também na zona de amortecimento do mesmo.

 

Viabilizamos também encontros e oportunidades políticas no que se refere à aproximação e conhecimento de Deputados Estaduais, como Bernardo Mucida, que inclusive viabilizou recursos através de emenda parlamentar em investimentos na estrutura operacional do parque.

UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL E ESTADUAL

MUNICIPAL: Lei n° 5.250 de 19 de outubro de 2020

ESTADUAL: Lei n° 24.059 de 28 de abril de 2022 - Autoria do Deputado Estadual Bernardo Mucida

PROJETO ESTADUAL DE RECONVERSÃO PRODUTIVA DOS TERRITÓRIOS MINERADOS

Participação mapeamento da ATUAL CONDIÇÃO do setor de TURISMO, o estabelecimento de OBJETIVOS que promovam a reconversão e a proposição de ESTRATÉGIAS para se alcançar tais objetivos;


O Projeto Estadual de Reconversão Produtiva em Territórios Minerados tem como premissa a ancoragem da sua metodologia no conceito da abordagem DEL (Desenvolvimento Econômico Local), desenvolvida pelo SEBRAE-MG. 

OUTRAS

PREFEITURA DE ITABIRA

Através da Administração Distrital, acompanhamos as coletas do lixo na nossa comunidade, conseguimos a implantação de cercas no grupo escolar para a continuidade dos trabalhos da horta, acompanhamos a atuação da CEMIG no que se refere à instalação de postes e cabos defeituosos, discutimos propostas para a melhor destinação do lixo em nossa comunidade, cobramos a manutenção das praças e espaços públicos, solicitamos a implantação de barreiras sanitárias dentre outras atividades mais.

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE

Solicitamos a implantação e a melhor disposição das lixeiras da nossa comunidade. Foram iniciados os trabalhos no dia 26 de novembro e vocês poderão observar a partir dessa data novos containers e o plantio de trepadeiras que visam deixar a área mais reservada. Faremos a implantação da uma placa informativa com fundamentos na educação ambiental. Contamos com a ajuda de todos para mantermos este local bem organizado assim como orientar os que vêm de fora sobre estes cuidados.

SECRETARIAS DESENVOLVIMENTO URBANO / OBRAS / GABINETE

Através destas secretarias iniciamos a discussão sobre uma possível reforma no grupo escolar da nossa comunidade que poderiam ser melhor estruturados para que possamos continuar a desenvolver as atividades tradicionais da comunidade bem como criarmos novas alternativas. Seriam inseridos também novos espaços como a horta já implantada e uma sala privativa para atendimento médico. Não prometemos que isto possa ocorrer de imediato mas reafirmamos que estamos empenhados nesta proposta.

ICMBIO - PARQUE NACIONAL DA SERRA DO CIPÓ

Nos apresentamos como instituição aos responsáveis assim como emitimos relatórios que destacavam áreas degradadas principalmente por motociclistas, mais precisamente na região da Cachoeira dos Cristais, Coca-Cola ou dois Córregos e pelo trajeto da travessia Serra dos Alves X Alto Palácio. Fizemos o levantamento fotográfico e registramos em documento as áreas mais afetadas com localização precisa na finalidade de facilitar e auxiliar a fiscalização nessas áreas.

PLANO A ENGENHARIA TURISTICA

Empresa responsável pela implementação do CAT- Centro de Atendimento ao Turista na Comunidade da Serra dos Alves. Elaboramos um relatório sobre os Principais Atrativos Turísticos da nossa comunidade e entorno informando sobre a necessidade de manutenção desses acessos, limpeza, sinalização de segurança, estrutura e fiscalização. Apontamos ainda que a manutenção destes trechos é feita de forma voluntária pelos agentes da nossa comunidade sem qualquer remuneração.

CONTUR - CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO DE ITABIRA

Elaboramos um relatório em Março de 2020 informando sobre a precariedade das pinguelas que atravessam o Rio Tanque, sendo elas a de acesso ao Parque Nacional e travessias e a de acesso à Cachoeira dos Marques. Foram feitas fotografias com o detalhamento específico do estado das estruturas das duas pontes. Ainda sem retorno sobre as solicitações.

PMNART

Em parceria com a Empresa Ecolabore Engenharia fizemos uma analogia com base na Matriz FOFA –Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. Destacamos alguns pontos levantados através dos locais da nossa comunidade e da experiência aqui vivida pelos colaboradores da nossa instituição. Dessa forma foi documentado a participação direta do Instituto Bromélia no Plano de Manejo para a implementação desta reserva.

INSTITUTO ESPINHAÇO

firmamos um termo de colaboração mútua entre as duas entidades o que poderá trazer projetos futuros e o desenvolvimento de novas atividades. Iniciamos esta proposta com chegada do Projeto Semeando Florestas, Colhendo Águas, que já é uma realidade, onde temos a intenção de fazer o plantio de mudas nativas aos proprietários de terrenos rurais que possuam áreas degradadas, proteção de nascentes ou localizados às margens do Rio Tanque. 

ITAURB

Relatamos o problema da coleta de lixo na nossa comunidade assim como a nova disposição das lixeiras. Foram discutidas também futuras intervenções no que se refere à Educação Ambiental e a melhor destinação dos resíduos. Ainda nesta oportunidade o Diretor deu exemplos de comunidades que, após a intervenção de projetos comunitários, conseguiram melhorias estruturais através do lixo e citou a vontade de trazer esta nova visão para a nossa comunidade.

VALE/SA

Iniciamos contato com a empresa Vale que possui uma quantidade significante de terras na nossa comunidade. Nestas oportunidades foram discutidas a liberação das áreas para implementação do projeto Semeando Florestas Colhendo Águas. Incialmente estamos discutindo como prioridade as áreas que margeiam o Rio Tanque (região do poço da Mescla até a divisa com Letícia e Dalva). Nesta oportunidade o representante da empresa demonstrou total interesse em futuras parcerias assim como autorizou o plantio das mudas. Foi firmado também a confecção de placas educativas paras as áreas da empresa e a doação de um “Relógio Indicador do Risco de Incêndio” a ser instalado na nossa comunidade. Firmamos a responsabilidade de atualizar o mesmo assim como o auxílio na demarcação de “corredores” nas áreas onde receberão os plantios, na finalidade de não impedir a passagem já existentes no campo. Foram discutidos também a possibilidade de implementação de outros projetos nas respectivas áreas da empresa.

GUARDA DE MARUJOS NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

Registrado na Comunidade da Boa Vista mas sendo referenciada na Comunidade da Serra dos Alves o grupo de Marujos Nossa Senhora do Rosário é sem dúvida uma das maiores referências do patrimônio intangível da nossa região. São também reconhecidos como a primeira Guarda de Marujos da região de Itabira. Através do Instituto elaboramos um projeto de apresentação da guarda na finalidade de captação de recursos para presentes e futuros editais. No mês de novembro, através da Lei Aldir Blanc da Secretaria Estadual de Cultura, elaboramos o credenciamento e fizemos todo o processo de credenciamento da guarda em âmbito estadual o que possibilitou o repasse de recursos no valor líquido de R$ 4.356,99 (Quatro mil trezentos e cinquenta e sei reais). Estes recursos serão aplicados na compra e confecção de instrumentos e outras demandas internas onde faremos o acompanhamento e o auxílio na prestação de contas ao estado.

bottom of page